1. Períodos históricos, segundo Lipovetsky
2. Sociedades sem moda
o Características principais:
o Legitimidade incontestável do legado ancestral;
o Valorização da continuidade social Gerou regra da imobilidade, repetição de modelos herdados, conservadorismo da maneira de ser e parecer;
o Mentalidade coletivista;
o Expressão estética resultante da tradição (ornamentação e apreciação do belo resulta de mitos, hierarquia e tradição).
3. Em sociedades primitivas:
o fundada em mitos inalteráveis e altamente respeitados;
o sem estado, sem estamentos ou classes sociais organizadas;
o homens são entendidos como sujeitos das entidades míticas, não podem mudar ou conter a história;
o as regras sociais são impostas mitologicamente.
4. Em sociedades com estado:
o há comércio e trocas culturais e de produtos que provocam mudanças lentas nos trajes,mas de forma exógena, constituindo uma nova regra, tradição;
o surgimento de estamentos sociais, criando hierarquias, cuja distinção firma-se na conotação sagrada de panos, cores, adornos e rituais; (algumas sociedades terão leis suntuárias para impedir o afrontamento da tradição em sua aparência)
o o adorno pessoal é reduzido, sem características de fantasias estéticas ou busca de efemeridades;
o o padrão estético continua firmado na tradição e impede a autonomia do “gosto”.
o na elite havia jogos de composições e de permutações, mas não inovação formal.
5. Sociedades com Moda
o PRODUZIR HISTORICAMENTE MODA IMPLICA
o Desqualificar o passado, prestigiar o novo/ o moderno - o essencial, o mitológico, o sagrado são suplantados pelo aparente e passageiro;
o Crer no poder dos homens para criar seu mundo - as forças exógenas são dominadas pela racionalidade, afirmando a soberania e autonomia humana.
o Respeitar a variabilidade estética, possível a partir do refinamento do gosto e do aguçamento da sensibilidade estética = gosto autonomizado;
o Ter o presente como o eixo temporal da vida;
o Consagrar a iniciativa estética, a fantasia e a originalidade humana como diferencial positivo dos sujeitos;
o Tornar a mudança regra permanente e prazerosa da alta sociedade.